loader image

Queratina para cabelo: Tudo o que você precisa saber!

  •  Icone Calendario14 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:04
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher jovem de cabelo curto, ruivo e liso, no meio de umas flores amarelas

A queratina para cabelo traz diversos benefícios para a saúde dos fios. Acesse e confira tudo o que você precisa saber sobre essa proteína!

A queratina é um nutriente presente em grande parte dos seres vivos e, nos seres humanos, é um componente importante para a formação dos cabelos e unhas. Pela sua grande importância, a falta de queratina nos cabelos pode acarretar em diversos problemas de curto e longo prazo, como deixar os fios sem vida e com excesso de porosidade.

Saiba mais sobre o que é queratina, para que ela serve, como usar a recarga de queratina e como identificar quando seu cabelo está precisando desse cuidado!

Entenda o que é queratina

A queratina é uma proteína de origem animal composta de aminoácidos, como a cisteína. A queratina está presente principalmente nas camadas externas da pele e nas unhas e cabelos, sendo responsável por compor aproximadamente cerca de 90% da estrutura dos fios capilares.

Para que serve a queratina no cabelo?

A queratina no cabelo é responsável principalmente pela constituição dos nossos fios, ela é a responsável também por deixá-los encorpados, resistentes e protegidos das ações externas como o clima, poluição e outros agentes que podem causar danos. A queratina é um elemento importante para manter os nutrientes essenciais e a água no interior das fibras capilares, deixando-as saudáveis e alinhadas.

Mulher de cabelo cacheado castanho, corte médio, long bob, de roupão em frente ao espelho

Benefícios da queratina capilar

Existem muitos benefícios da queratina no cabelo, dentre eles destacam-se a capacidade de recuperar fios danificados, deixá-los mais resistentes e alinhados, além de tratar algumas falhas estruturais que o cabelo possa estar sofrendo. Normalmente, essas falhas surgem com o uso excessivo de químicas e alisamentos, que podem deixar os fios elásticos, opacos e com excesso de frizz.

Como saber se o cabelo precisa de queratina?

Em geral, para saber se o cabelo precisa de queratina capilar, uma olhada atenta ao espelho já pode ser suficiente. Ao analisar os fios de seu cabelo de perto, tente notar se eles estão quebradiços, opacos, com excesso de pontas duplas, sem vida ou elásticos.

Esses danos são indicativos de que seu cabelo precisa de reparação com queratina. Se você passou por muitos processos químicos ultimamente e não segue um cronograma capilar que inclua a etapa de reconstrução capilar, provavelmente seu cabelo precisa de uma recarga de queratina.

Como usar queratina no cabelo?

Existem várias formas e maneiras de usar a queratina no cabelo. Algumas envolvem processos complexos e etapas mais demoradas e que demandam conhecimento específico e profissional. Já outras um pouco mais simples, podem ser feitas em casa!

Tratamento profissional

Em tratamentos profissionais o uso da queratina no cabelo está presente principalmente no procedimento chamado plástica capilar, também conhecido como cauterização. Esse procedimento consiste na aplicação de produtos específicos, juntamente da queratina e da termoativação, para fornecer um processo de reconstrução profunda aos cabelos danificados.

A plástica capilar é muito indicada para quem está com os fios profundamente agredidos, principalmente os quimicamente alisados ou que sofreram com grandes descolorações e colorações. Por serem normalmente tratamentos mais pesados, o recomendado é que seja realizado por um profissional capacitado.

Tratamento caseiro

Como alternativa para quem não tem muito tempo ou dinheiro para investir em um tratamento de salão, mas quer saber como utilizar queratina no cabelo, existem as recargas de queratinas. Versátil e prático, o produto serve para reparar os danos dos de quem prefere manter os cuidados dentro de sua rotina semanal de cuidados.

Uma boa opção para essa finalidade é a Recarga de Queratina Salon Line, um produto super fácil de aplicar, que possui efeito instantâneo, revitalizando os fios e combatendo os danos extremos causados pelos alisamentos e outros processos químicos. Além disso, reduz o frizz, a elasticidade e tantos outros danos provocados pelos recorrentes processos químicos que alteram a estrutura dos fios.

Mulher de cabelo loiro, longo e liso, partido ao meio, penteando os fios com um pente de madeira

Perguntas Frequentes: Salon Line Responde!

Se você ainda tem dúvidas a respeito do uso da queratina para cabelo, dê uma conferida nas 7 perguntas frequentes que listamos abaixo para desmistificar de vez esse tema!

1. Posso deixar a queratina líquida no cabelo e escovar?

O ideal é seguir o tempo de ação do produto indicado no rótulo. O uso excessivo ou inadequado da queratina líquida pode causar efeito rebote e deixar o cabelo com aspecto rígido e até mesmo quebradiço. Por isso, não é recomendado deixar o produto no cabelo e escová-lo.

2. A queratina engrossa o cabelo?

Se o seu cabelo foi ficando mais fino ao longo do tempo por conta de processos químicos, isso significa que ele perdeu massa. Com isso, um processo de reconstrução capilar que possui queratina irá devolver essa massa perdida para o fio e, de certa forma, deixar um efeito de que seu fio está mais grosso. Porém, um fio naturalmente saudável não vai ficar mais grosso caso seja tratado com queratina de forma adequada.

3. A queratina alisa o cabelo?

A queratina não tem a capacidade de mudar a estrutura dos fios, pois é um ativo utilizado para reconstrução capilar, técnica que devolve massa e reconstrói as fibras capilares, sem promover o alisamento capilar.

4. Posso usar queratina toda semana?

Cuidar dos cabelos é algo contínuo, então, se seu cabelo está muito danificado você pode pensar em incluir a queratina em processos de reconstrução com um intervalo de pelo menos 15 dias. Quando seu cabelo estiver recuperado, você pode estender esse intervalo ou utilizar a queratina no cabelo apenas quando julgar necessário.

5. Pode misturar queratina com creme de hidratação?

Para o uso da Recarga de Queratina Salon Line não há a necessidade de misturar com creme de hidratação ou outro produto. Ela foi pensada para ser utilizada sozinha no cabelo e possui ação instantânea. Para outras versões, a recomendação é sempre conferir a indicação de uso do fabricante.

6. Posso dormir com queratina no cabelo?

De maneira geral, não se deve dormir com queratina líquida no cabelo. No entanto, existem alguns produtos que possuem queratina em sua composição e foram pensados para serem usados nos fios de maneira sem enxágue, como a Recarga de Queratina Salon Line. Nesse caso, após seguir o passo a passo da aplicação, não há problema nenhum. O ideal é seguir sempre a recomendação e indicação de uso do produto.

7. Como tirar queratina do cabelo?

Se você fez a aplicação de queratina líquida e pretende finalizar o cabelo, basta enxaguar com água abundante e remover todo o produto dos fios. Agora, se você exagerou na dose na hora da aplicação da queratina e pretende remover o produto do cabelo, o processo é um pouco mais demorado.

Para isso, você deverá fazer uma umectação com óleos vegetais no cabelo e deixar por algumas horas. Após isso, você deverá seguir com o processo de remoção da umectação e lavagem normal dos cabelos. Isso vai ajudar a eliminar o excesso de queratina dos cabelos e torná-los mais maleáveis novamente.

Ficou interessada em experimentar os efeitos de um tratamento poderoso com queratina? Então confira o passo a passo de como usar a recarga de queratina!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo