Progressiva X definitiva: saiba a diferença entre essas escovas
- 17 de janeiro de 2018
- 17:27
Se você é fã de cabelos lisos, a progressiva ou definitiva podem ser excelentes opções na hora do alisamento. Mas, antes de escolher qual procedimento adotar, é preciso saber as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas. Bora lá?
Escova progressiva
A escova progressiva tem como função reduzir o volume, disciplinar e hidratar os fios. Isso porque ela age sem modificar a estrutura do cabelo e cria uma “cápsula” em torno dele. Ou seja, com o passar do tempo o efeito liso diminui e você terá que fazer novamente o procedimento. Além disso, é perfeita para quem não curte aquele efeito liso superchapado, sabe?! Quer mais? É compatível com qualquer tipo de química.
IMPORTANTE: estamos falando aqui da progressiva SEM FORMOL, ok?! Até porque essa substância é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devido aos vários riscos que provoca a saúde.
Alisamento definitivo
A escova definitiva, por sua vez, tem como objetivo proporcionar aquele liso chapado e lindo em cabelos cacheados, crespos e crespíssimos. É conhecida como definitiva justamente porque abre as cutículas dos fios e penetra na fibra capilar, modificando a estrutura de dentro para fora. Ou seja, a madeixa fica lisa para sempre – a não ser as partes que forem surgindo e crescendo na raiz. Vale lembrar que esse tipo de procedimento não é compatível com todas as químicas. Abaixo alguns deles:
Guanidina
Indicada principalmente para cabelos cacheados e volumosos. Compatível com Hidróxido de Sódio e Lithium, e incompatível com Tioglicolato de Amônia.
Hidróxido de sódio
Indicado principalmente para cabelos crespos e muito crespos. Compatível com Guanidina, Hidróxido de Cálcio e Lithium, e incompatível com Tioglicolato de Amônia. Requer neutralização.
Tioglicolato de amônia
É um creme alisante que age conforme a força e o tempo de ação. “Forte” para cabelos muito crespos, cacheados e grossos, “médio” para cabelos crespos, ondulados e de média espessura, e “suave” para cabelos frágeis e finos. Incompatível com Guanidina, Hidróxido de Sódio e Lithium.
Cuidados com cabelos com química
Não importa o procedimento escolhido, é fundamental redobrar a atenção nos cuidados.
Como tratar fios com progressiva ou com escova definitiva
Adote um cronograma capilar. O cronograma capilar é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e tem como objetivo devolver água, lipídeos e massa capilar aos fios.
Cuidados especiais quando for lavar os cabelos
É sempre bom contar com shampoo e condicionador próprios para cabelos alisados e relaxados ou com progressiva. Isso ajuda a prolongar o efeito liso do cabelo.
Quais produtos produtos escolher para usar nos cabelos com escova?
Dê preferência a produtos que tenham em sua composição ativos como a proteína da seda, ceramidas e queratina que são essenciais para recuperar a força e a vitalidade das madeixas.
Como garantir um definitiva ou progressiva perfeita?
Não custa reforçar que todos esses procedimentos só devem ser feitos com um profissional de sua confiança, né?! Nada de arriscar e fazer sozinha em casa.