Dia mundial do Rock: lições do gênero musical que revolucionou o mundo

  •  Icone Calendario10 de julho de 2023
  •  Icone Relogio 17:46
  •  
  • Talitha Benjamin
 dia mundial do rock

O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, é uma data especial para os amantes desse gênero musical. Mas, o que muita gente não sabe, é que o rock foi, e segue sendo, muito mais do apenas um tipo de música. Com origem obscura e polêmica, crescimento e popularização fenomenal, além da capacidade de influência que atravessa diversas gerações até hoje, falar de rock é abordar um interessantíssimo movimento cultural que pode nos ensinar muito. 

Aqui, vamos falar um pouco sobre a origem do rock, e listar as lições e reflexões trazidas por esse movimento cultural tão icônico: da importância da autenticidade e liberdade até a capacidade de respeitar as diferenças e criar conexões com as pessoas. Descubra como o rock vai além da música e do entretenimento, e pode servir como fonte de inspiração e transformação. 

Rock and roll: de onde veio e como surgiu?

A origem do rock é um assunto polêmico – e que até hoje gera debates. As raízes que deram base para o que hoje conhecemos como rock veio da música afro-americana do início do século passado, nos Estados Unidos, em um período em que a segregação racial era intensa em todos o país. 

É importante ressaltar que, apesar de ter se tornado popular apenas na década de 1950 por artistas brancos, o rock já era uma realidade, amplamente celebrado e desenvolvido na comunidade negra estadunidense. O Pai do Rock, Elvis Presley, foi altamente influenciado por artistas como Little Richard, Chuck  Berry e B.B King – considerados pelos críticos como os verdadeiros precursores dos elementos musicais, estéticos e identitários que deram origem ao rock, mas que não chegaram a ter o mesmo sucesso e reconhecimento que outros artistas brancos por conta das relações raciais da época. 

Foi também nessa década que os primeiros hits que incorporaram riffs de guitarra dançantes bombaram. O rock n’ roll era um ritmo dançante, que juntava elementos de rebeldia, juventude e muita energia e, não à toa, foi a trilha sonora para uma juventude inconformada que ansiava por liberdade, impactando a cultura da época. 

Por muitos anos, o rock foi considerado uma ameaça à moral e aos bons costumes da época, o terror da classe média branca americana. A partir desse ponto, o rock evoluiu ao longo das décadas, incorporando novos estilos e influências, mas mantendo a sua cultura e poder de transgressão até hoje. 

Celebre o Dia Mundial do Rock: o que podemos aprender com a cultura do rock ‘n’ roll?

É claro que esse fenômeno cultural, artístico e político impacta a vida de todos, mesmo que muitos não percebram. Sendo o seu estilo ou não, garantimos que seu artista ou gênero musical favorito foram influenciados pelo rock – direta, ou indiretamente. Vem com a gente conhecer algumas lições importantes que o rock nos ensina:

Autenticidade e expressão pessoal

O rock ‘n’ roll nos ensina a abraçar nossa autenticidade e expressar quem realmente somos. Ao longo das décadas, artistas que se destacaram no rock foram, frequentemente, pessoas que fugiam do convencional dentro de seus próprios círculos, desafiavam expectativas e foram na contramão do que era esperado, muitas vezes sendo pioneiros em suas formas de se expressarem. O rock nos ensina que nossa singularidade, pode, sim, ser o nosso maior talento. 

Liberdade e rebeldia

O rock ‘n’ roll foi a trilha sonora de diversas revoluções e momentos socialmente relevantes do último século – e nos ensina que é importante questionar e desafiar normas estabelecidas, explorando novas possibilidades. O rock nos lembra também que a liberdade de expressão e a individualidade são essenciais para a sociedade como um todo. 

Energia e paixão

O gênero nos lembra que a vida é muito mais dinâmica quando estamos conectados com aquilo que nos faz sentir bem – a arte e a música, sendo rock ou não, está presente nos momentos mais intensos e, por isso, nos leva a vivê-la com intensidade. 



Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • A @jehrodriguesmakeup testou a finalização na bacia usando o Creme para Pentear #todecacho Babosa - ele vai hidratar, dar maciez e definição aos cachos. Bora acompanhar e conferir esse resultado?

#creme #babosa #hidratação #cachos
  • 🖤 Fios mais fortes, encorpados, resistentes e saudáveis são todos os benefícios que queremos, né? Então, já coloca o Spray Protetor Térmico S.O.S Bomba Força & Engrossamento na sua lista de favoritos porque sucesso ele já é!
  • Verão, duas irmãs, um produto, um mistério… E UM CONCURSO! ☀️👭🥰👀🎉
Dê continuidade a essa história de verão e participe do novo concurso Salon Line. 

✅ Serão 3 ganhadores por semana e um deles pode ser você, hein? 
✅ Ah! E o prêmio? Um kit exclusivo e lindão Salon Line.
✅ Grave o final dessa novela, poste nas redes participantes (Instagram e/ou TikTok).
✅ Use a hashtag #veraosalonline e boa sorte!
A @jehrodriguesmakeup testou a finalização na bacia usando o Creme para Pentear #todecacho Babosa - ele vai hidratar, dar maciez e definição aos cachos. Bora acompanhar e conferir esse resultado? #creme #babosa #hidratação #cachos
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
🖤 Fios mais fortes, encorpados, resistentes e saudáveis são todos os benefícios que queremos, né? Então, já coloca o Spray Protetor Térmico S.O.S Bomba Força & Engrossamento na sua lista de favoritos porque sucesso ele já é!
🖤 Fios mais fortes, encorpados, resistentes e saudáveis são todos os benefícios que queremos, né? Então, já coloca o Spray Protetor Térmico S.O.S Bomba Força & Engrossamento na sua lista de favoritos porque sucesso ele já é!
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Verão, duas irmãs, um produto, um mistério… E UM CONCURSO! ☀️👭🥰👀🎉 Dê continuidade a essa história de verão e participe do novo concurso Salon Line. ✅ Serão 3 ganhadores por semana e um deles pode ser você, hein? ✅ Ah! E o prêmio? Um kit exclusivo e lindão Salon Line. ✅ Grave o final dessa novela, poste nas redes participantes (Instagram e/ou TikTok). ✅ Use a hashtag #veraosalonline e boa sorte!
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Cuidados pós progressiva: dicas para manter os fios alisados lindos e saudáveis Você conhece os benefícios do D-Pantenol para o cabelo? Saiba o que é e quais os benefícios do acidificante capilar Cronograma capilar para crescimento: dicas para um cabelão de sucesso Tranças box braids em cabelos cacheados: dicas e 6 inspirações